segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

AO ACASO

Dando uma folheada no Aurélio, achei esta:

-> soap opera. [Ingl.] Novela radiofônica de caráter sentimental, em capítulos, e destinada à propaganda de algum produto (originariamente, o sabonete).

Agora entendo o porquê do soap metido com opera! A história devia girar em torno de um merchandising escancarado, é isso? Algo assim: mocinho beija mão de mocinha e elogia o maravilhoso perfume de sua pele macia e delicada. Ela suspira com o toque e entra a locução, anunciando o sabonete responsável pelo encontro dos apaixonados. Ó, que romântico!

O Próximo Capítulo, blog cujo último post aconteceu em 2004, esclareceu de vez minhas ideias:

Quando o rádioteatro e a televisão, em 50, passaram a transmitir situações domésticas cotidianas. Rapidamente, estes programas, que eram transmitidos após o almoço, se tornaram preferência do público feminino e mantém as mesmas características de horário até hoje.

Soap – A indústria de cosméticos era bastante limitada e não dispunha de produtos como xampu, reparador de pontas, hidratantes, etc. Os sabonetes eram praticamente os únicos produtos de beleza disponíveis para o cuidado de pele e cabelos da mulher.

Grande parte da população feminina da época não possuía carreira profissional nem emprego, e ficava em casa neste horário após o meio-dia. Considerando que, grande parte, do público feminino é atraído por melodramas, e de que este mesmo público tem preocupação com a beleza estética e é facilmente influenciado pela idéia de adquiri-la, facilmente entenderemos porque os melodramas em TV eram freqüentemente patrocinados por marcas de sabonete. Daí a origem do termo soap opera.

O termo seguinte opera, faz sentido uma vez que uma das mais fortes manifestações artístico-culturais no século passado foram as óperas. Portanto, sendo irônica ou não com esta correlação, fica fácil entender o significado do nome soap opera para as telenovelas americanas.


É como dizia o sábio: vivendo e aprendendo.

5 comentários:

Lana disse...

Oi Alline,
Obrigada pelo apoio, estamos pessimistas quanto a ela aparecer porque por aqui é tudo muito confuso, muros altos, é possível ela ter ido para um lugar por onde não consiga pular pra voltar e pela frente de casa tem cachorros dos vizinhos. Ela nunca saiu de casa. Foi uma infelicidade muito grande.
Beijos!

Lana disse...

Ela voltou. Era 1:15 da manhã, eu dormi com as outras gatas no quarto e o Roni ficou na sala e deixamos tudo aberto pra ela poder entrar, a gente até tinha deixado o despertador para tocar às 2:00 e ir no quintal chamar por ela, dar uma volta no quarteirão, nem precisou.
Novamente, obrigada pelo apoio.
Beijos!

Alline disse...

Lana, que notícia legal!!!!
Tô feliz por ti!
Nunca tive gato, mas minha quedinha sempre foi por eles.
Dolores deve ser uma fofa, pras entires tanta falta da bichinha.

Beeeeeeeeeeeijo

Eraldo Paulino disse...

Os folhetins também tinham grande aceitabilidade das mulheres, mas quando a novela passou a serexibida em horário nobre, provou-se que não é só mulher que tem afinidade pelo tipo...

Fazer o quê?!

Cheiros!

Alline disse...

Eraldo, é mesmo! Sei de um monte de homem que vê novela! Uns pra disfarçar, dizem que é a mulher que vê. Outros que apenas olham pra ter o que comentar. Tá bom. rsrs

Beeeeeijo